2018-06-21 11:41:00

Misericórdia investe 427 mil euros para apoiar crianças

A Santa Casa da Misericórdia de Ourique (SCMO) inaugurou, na passada terça-feira, 19 de Junho, as novas instalações da Creche e Pré-Escolar Carlos Manuel Castro e Nunes. O novo edifício de apoio à infância vai apoiar 88 crianças.

Na inauguração, José Raul dos Santos, provedor da Misericórdia de Ourique, não conteve a alegria e, nos tempos que correm, a verdade é que não é para menos: o Fundo Rainha Dona Leonor (FDRL) “foi a única participação externa, tendo financiado com cerca de 180 mil euros”. Os restantes 247 mil euros – o total da obra atingiu os 427 mil euros – “foram integralmente pagos com fundos próprios”, explicou.

Recordamos que a SCMO celebrou a assinatura de um contrato de financiamento, a 13 de Julho de 2016, com o Fundo Rainha Dona Leonor, instituído entre a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e a União das Misericórdias Portuguesas

Do anterior edifício, “só ficaram as paredes”, afirmou o provedor. As novas salas, amplas e luminosas, em cores fortes, estão integralmente climatizadas, criando um refúgio para que os mais novos enfrentem a canícula no Verão alentejano.

Todos os pormenores foram pensados. O espaço exterior, também contiguo às instalações da estrutura residencial para idosos, foi aproveitado para criar uma horta, onde nem falta o galinheiro. “Criámos aqui um espaço intergeracional, onde os idosos residentes participam em atividades com as crianças”, refere.

Apesar de estarmos em pleno Alentejo, onde as estatísticas dizem que se nasce pouco e há cada vez mais idosos, o provedor da Misericórdia de Ourique não receia pela viabilidade do investimento: “Tenho todos os lugares preenchidos e até precisaria de mais alguns para satisfazer a procura”.

A ocasião serviu, igualmente, para homenagear Carlos Manuel Castro e Nunes, benfeitor da SCMO, atribuindo o seu nome ao novo espaço. 

A cerimónia contou com as presenças de Inez Dentinho, membro do Conselho de Gestão do Fundo Rainha Dona Leonor, Aurelino Ramalho, representante da União das Misericórdias Portuguesas, Marcelo Guerreiro, presidente da Câmara Municipal de Ourique, e de Sérgio Fernandes, diretor do Centro Distrital de Segurança Social de Beja.

 


Mais notícias