2019-12-05 10:03:00

A Santa Casa desmente e esclarece

A Santa Casa da Misericórdia de Ourique desmente categoricamente as acusações sobre alegados maus tratos no lar da instituição e esclarece o seguinte:

1. Tendo tido conhecimento, pela imprensa local, do falecimento do senhor António José, de 87 anos, ex-utente da instituição, esta terça-feira, 3 de Dezembro, a Misericórdia de Ourique vem lamentar a sua morte e endereçar os sentidos pêsames aos seus familiares.

2. A Santa Casa lamenta, ainda, as declarações proferidas por Orlando José, filho do ex-utente, ao jornal Correio da Manhã (edição de 1 de Dezembro) e à Rádio Pax, nas quais acusa a instituição de maus tratos ao pai, o senhor António José, enquanto esteve aos cuidados da Misericórdia de Ourique, relacionando-as com a eventual causa da morte do idoso. A Santa Casa da Misericórdia de Ourique repudia estas declarações e desmente categoricamente as acusações que lhe são dirigidas, que põem em causa o bom nome da instituição e dos cuidados que ali são prestados.

3. Informa-se, ainda, que o senhor António José foi admitido no lar, a 6 de Novembro, a pedido de familiares, por se tratar de uma situação urgente/crítica do idoso (muito debilitado) e pelo desgaste psicológico do cuidador informal (o filho, Orlando José). O idoso chegou ao lar emagrecido, pálido, prostrado, com mobilidade afectada, afásico, com tosse produtiva e expulsão de expetoração, totalmente dependente de todas as atividades de vida diárias e com tremores acentuados. De acordo com o filho (Orlando José), o idoso teria o seguinte quadro clínico: demência, obstipação e fratura de clavícula e omoplata do braço esquerdo de um acidente de há vários anos.

4. A Santa Casa esclarece, também, que dado o elevado grau de dependência, o ex-utente foi colocado na enfermaria dos acamados, onde teria maior vigilância e cuidado redobrado. Nesse tempo foi sempre acompanhado pela equipa de enfermagem da instituição. Além das observações feitas por esta equipa da Santa Casa, que não registaram quaisquer deslocamentos de ancas ou feridas, como foi noticiado, o utente fez, ainda, a vacina contra a gripe no dia 8 de Novembro, no Centro de Saúde de Ourique. 

5. Por último, a Santa Casa sublinha, ainda, que no dia 13 de Novembro foi efetuada uma avaliação pelo médico da Santa Casa ao senhor António José, à qual o filho assistiu, tendo sido decidido pelo médico e pela enfermeira da Santa Casa que o utente seria encaminhado para uma instituição hospitalar para uma observação diferenciada, tendo dado entrada no Hospital de Beja nesse mesmo dia, acompanhado por uma colaboradora da instituição na impossibilidade de o filho de estar presente. O senhor António José recebeu alta do Hospital de Beja a 25 de Novembro.

 


Mais notícias