A Santa Casa da Misericórdia de Ourique e o Município de Ourique celebraram esta quinta-feira, 20 de novembro, um protocolo de colaboração que dá início ao projeto de ampliação da creche da instituição. O documento foi firmado por José Raul dos Santos, provedor da Santa Casa, e por Marcelo Guerreiro, presidente da Câmara Municipal, no Salão Nobre do Edifício dos Paços do Município.
“A necessidade de ampliar a creche tornou-se mais evidente nos últimos tempos, acompanhando o aumento da procura. As nossas salas têm condições de excelência; o que se impunha era reforçar a capacidade para acolher mais crianças. A criação desta nova sala, com a colaboração do município, deixa-nos naturalmente muito satisfeitos, porque permite responder às famílias do concelho de Ourique e reforçar uma resposta essencial”, afirmou José Raul dos Santos.
Nesta primeira fase, o município assegura o financiamento necessário para a elaboração do projeto de arquitetura e das respetivas especialidades, garantindo também apoio técnico e colaboração na agilização dos procedimentos.
A expansão da creche surge como uma prioridade estratégica para as duas instituições, respondendo à necessidade de reforçar a capacidade instalada com uma nova sala e mantendo padrões elevados de qualidade no acolhimento, educação e bem-estar das crianças do concelho. Município e Santa Casa comprometem-se, assim, a manter um diálogo regular, com vista à definição de um modelo de financiamento para a obra, a formalizar oportunamente em novo protocolo.
Este compromisso insere-se na missão da Santa Casa em promover respostas sociais de proximidade, apoiar as famílias e garantir que as crianças do concelho dispõem de condições seguras, estáveis e adequadas ao seu desenvolvimento.